Pr. Marcelo entrevista Manoel Basílio (Presidente dos Gideões na Paraíba)

ENTREVISTADO – MANOEL BASÍLIO – Presidente Estadual da Paraíba de Os Gideões Internacionais.

PERGUNTAS:

01 – Irmão Basílio, Quem são Os Gideões Internacionais?

R – Somos uma associação de Homens de Negócios e Profissionais cristãos, unidos para serviço e camaradagem, em mais de 180 países e temos atuado como um braço missionário estendido da Igreja. O principal objetivo da Associação é tornar conhecido o evangelho de Cristo em todo o mundo, a fim de que todos cheguem a conhecer o Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal.
No mundo, o contingente de leitores é acrescido de 2.000.000 de pessoas à cada semana, e isso cria uma necessidade sem precedente de material de leitura em geral. Essa situação oferece um desafio e uma grande oportunidade para os cristãos suprirem esse vazio tremendo, tornando disponível a Palavra de Deus. Esta é a função primordial de Os Gideões, colocar e distribuir Bíblias e Novos Testamentos em locais, de âmbito nacional, onde a Palavra de Deus se torna imprescindível e pode influenciar positivamente as pessoas. Os Gideões Internacionais, como leigos, se colocam ombro a ombro como 'missionários' de igrejas locais e de seus pastores, indo aos quatro cantos da terra para ganhar outros para o Senhor Jesus Cristo.
02 – Qual é o objetivo principal de vocês?

R – Naturalmente, tornar a Palavra de Deus conhecida de todos. Mas o nosso trabalho não se resume, apenas, distribuir a Palavra de Deus. Nosso objetivo maior é ganhar almas para Crisdto. E isso fazemos através: da Associação; do Testemunho Pessoal e da Colocação e Distribuição Gratuita da Palavra de Deus. Queremos ver homens, mulheres, jovens, meninos e meninas conhecerem Cristo como seu Salvador.

03 – Quando o ministério de Os Gideões Internacionais foi fundado?

R – O nosso trabalho teve início em julho de 1899. Portanto, já temos mais de 109 anos de existência, pela graça de Deus. A cada dia, mês e ano, temos contado com a ajuda de Deus.

04 – Sabemos que as esposas dos Gideões têm um papel importante, também, nesse ministério.
Como é que elas atuam?

R – Ah, realmente não fazemos sozinhos o trabalho de Deus. Contamos com a indispensável ajuda de Deus, e de nossas esposas também. Primeiramente elas nos ajudam em oração. Temos até um slogan que diz: “as Auxiliares de joelhos sustentam os Gideões em pé”. Em segundo lugar, nossas esposas também distribuem os Novos Testamentos ao corpo médico dos hospitais – médicos, enfermeiras e pessoal de apoio – bem como nas clínicas e consultórios médicos. Também fazem a entrega de NTs nos presídios femininos. Enfim, As Auxiliares dos Gideões Internacionais são umas verdadeiras coadjuvantes no trabalho gideônico.

05 – Quantos são hoje os Gideões e as Auxiliares no mundo e no Brasil?

R – No mundo, pela graça de Deus, somos hoje mais de 176 mil gideões e mais de 95 mil auxiliares. Aqui no Brasil somos 11.500 gideões e 8.700 auxiliares. Todo esse contingente está a serviço do Reino de Deus.

06 – O irmão Basílio, como um gideão internacional com bastante experiência no trabalho de
distribuição das Sagradas Escrituras, como o senhor vê o resultado desse trabalho?

R – Pr. Marcelo Farias, eu vejo com muita alegria o que Deus tem feito através do nosso trabalho. São inúmeros os testemunhos, em todo o mundo, de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo poder da Palavra de Deus que tem sido semeada pelos Gideões Internacionais. Muitos têm sido os casos de pessoas que se encontravam desesperadas – algumas até com o intuito de se suicidar – mas que, ao terem um contato com a Palavra de Deus, foram agraciadas com a misericórdia dele.. Deus é muito bom. E é por isso que cremos na eficácia de Sua Palavra. É como está escrito em Izaías 55.11: a Palavra de Deus não volta vazia.

07 – Mas irmão Basílio, eu gostaria de ter uma resposta mais direta e objetiva quanto aos resultados alcançados pelos Gideões Internacionais. Gostaria que o irmão nos dissesse alguns casos práticos resultantes da distribuição dos Novos Testamentos feita por vocês.

R – É, pastor Marcelo, aqui mesmo na Paraíba nós temos inúmeros casos. Eu mesmo conheço muitas pessoas que hoje são salvas e que são ativas em suas igrejas, fruto da leitura de um Novo Testamento distribuído pelos Gideões Internacionais. Temos o irmão Francisco Castro, ex-comandante da polícia militar de Campina Grande. Ele se converteu ao Senhor Jesus após a leitura de um Novo Testamento nosso. Hoje ele é presbítero da igreja congregacional. Temos o pastor Francisco Laércio – pastor da Assembléia de Deus – que também se converteu através de um NT nosso. Atualmente ele está pastoreando uma igreja no estado de São Paulo. Na cidade de Ingá temos uma professora, a irmã Aline Suênia, que também é fruto do trabalho dos gideões internacionais. Na cidade de Patos temos o Pr. Raniere, da Igreja Batista, que também foi alvo através da leitura de um Novo Testamento nosso. Em suma, são muitas pessoas alcançadas com a graça salvadora de Cristo, e que aqui nós não temos espaço para enumerar todas aquelas que conhecemos. Cremos que somente a eternidade no dirá, no porvir, quantos foram salvos com a leitura de um Novo Testamento distribuído pelos Gideões Internacionais. Somos felizes por sermos semeadores da Palavra de Deus.

08 – Todos sabemos que o trabalho que vocês fazem é sério e tem sido abençoado por Deus.
Agora pergunto: como é que vocês arregimentam homens e mulheres para servirem nessa
Obra? Vocês contam com a ajuda de alguém?

R – Foi muito boa essa pergunta, pr. Marcelo. Nós sempre oramos a Deus, pedindo-lhe que Ele nos conceda mais trabalhadores para o ministério gideônico. Fazemos ‘jantar com candidatos’, a fim de convidar irmãos e irmãs para fazerem parte desse glorioso trabalho. Mas contamos, de maneira especial, com a ajuda dos pastores. Estes nos indicam seus membros e nós os contatamos, convidamo-los a participar de nossas Reuniões de Oração. E lá eles preenchem a proposta de ingresso. Se esses irmãos têm o espírito missionário, de evangelismo, eles permanecem conosco. Os que não têm compaixão pelas almas perdidas, logo nos deixam, saem de nosso meio. Felizmente têm sido poucos os que desertam de nossas fileiras.

09 – São vários os locais onde Os Gideões Internacionais distribuem e colocam os Novos
Testamentos. Vocês têm encontrado alguma dificuldade para fazer esse trabalho?
Como tem sido a receptividade por parte daqueles que recebem a Palavra de Deus?
Vocês encontram alguma barreira ou incompreensão de alguém quando vai entregar
um Novo Testamento?

R – Primeiramente, vamos por parte: Realmente são muitos os locais onde entregamos e/ou colocamos a Palavra de Deus. São escolas, desde a 4ª série do ensino fundamental até à universidade; são hospitais, unidades militares, presídios, repartições públicas, enfim, muitos locais. Temos, sim, enfrentado algumas dificuldades. Felizmente são poucas, principalmente alguns colégios administrados por clérigos – geralmente freiras. Estas, apesar de se dizerem cristãs, têm colocado barreiras, proibido mesmo a gente entregar os Novos Testamentos a seus alunos. Mas temos orado, pedido a ajuda de Deus para derrubar essas muralhas. Temos feito distribuição das Escrituras nas calçadas desses colégios. De forma que de uma maneira ou de outra temos montado estratégias para atingir todos os seguimentos onde atuamos.
Quanto à receptividade dos que recebem a Palavra de Deus, pr. Marcelo, eu tenho a afirmar que tem sido muito boa, pela graça de Deus. É bem verdade que aqui ou acolá sempre têm aqueles que debocham do nosso trabalho; que não dão valor à Palavra recebida, mas isso a gente entrega a Deus e ora para que essas pessoas amanhã ou depois se arrependam do que fazem com a gente e entreguem suas vidas a Cristo.

10 – Irmão Basílio, falando de distribuição, até hoje quantos Novos Testamentos e/ou Bíblias
o ministério de Os Gideões Internacionais já distribuiu no mundo inteiro? E no Brasil?

R – Irmão Marcelo, para a honra e a glória do nome do Senhor nosso Deus, nesses 109 anos de existência, o ministério gideônico já distribuiu no mundo – nos 187 países onde atuamos – cerca de 1.440 bilhão de Bíblias e Novos Testamentos. Aqui no Brasil já foram mais de 135 milhões de Escrituras. Só pra o senhor ter uma idéia, pr. Marcelo, a cada hora do dia distribuímos 8.673 NTs. Ou seja, a cada minuto, em alguma parte do globo terrestre, Os Gideões Internacionais distribuem exatamente 144 exemplares da Palavra de Deus. Por ano nós distribuímos mais de 70 milhões de Novos Testamentos nos países onde estamos presentes. Para a glória de Deus, Os Gideões Internacionais, hoje, são a maior agência missionária do mundo. Nenhuma organização está presente em tantos países como a nossa. Para que os ouvintes de seu programa tenham uma idéia – e sabemos que seu programa tem uma boa audiência – hoje nós, pela graça de Deus, só temos a FIFA e a ONU em nossa frente. OU seja, a FIFA está presente em 205 países; a ONU em 192, e a gente em 187 países.

11 – Sabemos, irmão Basílio, que o trabalho de vocês não se resume, apenas, distribuir Novos
Testamentos às pessoas carentes da Palavra de Deus. O que mais vocês fazem quando
se reúnem?

R – Pr. Marcelo, todo campo gideônico – assim chamamos os grupos formados por gideões e auxiliares – se reúne semanalmente. São as nossas Reuniões de Oração. Nessas reuniões a gente ora pelas pessoas que receberam ou vão receber a Palavra de Deus. Oramos por nossas famílias, pelas autoridades constituídas, bem como por nossos pastores e suas igrejas. Também nos reunimos em Convenções, sejam elas estaduais, nacionais ou internacionais. Também fazemos reuniões de orientação e de Treinamentos para nossos membros. Deus requer que cada um de nós seja capacitado para fazer o trabalho que Ele nos delegou. Não precisamos apenas da capacidade espiritual, mas também saber fazer o melhor para o nosso Deus.

12 – Aqui na Paraíba quantos grupos vocês possuem em atividade? Quantas cidades paraibanas
são atingidas pelo trabalho dos Os Gideões Internacionais?

R – Pela graça de Deus nós temos aqui na Paraíba 17 campos gideônicos. Todas as cidades do nosso Estado são atendidas por nosso ministério. De forma que não fica nenhuma escola, quartel, presídio, hospital, etc., que não seja contemplado com um Novo Testamento dos Gideões Internacionais.

13 – Voltando a falar sobre o ingresso de pessoas nesse ministério, pergunto: qualquer crente
pode ingressar nos Gideões Internacionais? Ou vocês têm critérios para o seu ingresso?

R – Muito oportuna esta sua pergunta, pr. Marcelo. Realmente qualquer crente pode ingressar em nosso ministério, porém nós temos alguns critérios para essa admissão. Primeiramente, e por força de nossos estatutos, o candidato que deseja juntar-se aos Gideões Internacionais, deve ser um crente com bom testemunho, que tenha uma vida exemplar, pautada pela Palavra de Deus. A pessoa deve ser membro de uma igreja genuinamente evangélica e estar em plena comunhão com a igreja a que pertence. É tanto que o pastor do candidato a gideão deve nos fornecer uma carta, recomendando o membro de sua igreja para ingressar em nosso ministério. Sem essa recomendação do pastor a gente não admite nenhum crente para fazer parte do trabalho gideônico. Outro critério que a gente utiliza diz respeito à qualificação profissional. O candidato deve dispor de parte de seu tempo para fazer o trabalho gideônico, principalmente no que diz respeito à Distribuição de Escrituras. Para tanto, o candidato deve ser um profissional que reúna estas condições. Assim, pode fazer parte dos Gideões Internacionais todo e qualquer professor com título universitário, profissional liberal, o pequeno comerciante ou empresário, o agricultor que viva de sua terra. O gerente ou o chefe que, pelo menos, supervisione duas ou mais pessoas. O militar também pode ser um gideão, desde que tenha a patente mínima de primeiro sargento. Enfim, pessoas com tempo para trabalhar para o Reino de Deus. Não somos uma associação de elite, como alguém até poderia pensar, mas temos esses critérios que são observadors por mais de um século.

14 – Irmão Basílio, toda pessoa que participa de uma organização é obrigada a cumprir certos
regulamentos, seja por força de estatutos, seja por regimento interno. No Caso dos Gideões
Internacionais, o que faz um membro seu ser desligado da organização?

R – Pr. Marcelo, para que um membro nosso seja excluído de nosso ministério, nós temos quatro condições em que ele pode ser excluído ou afastado. A primeira é a espontaneidade do gideão. Ele pode se retirar de nossa Associação a qualquer momento. Para isso ele tem inteira liberdade. Nosso trabalho é voluntário e não queremos ninguém constrangido, conosco. A segunda condição, é quando o gideão perde a condição de membro da igreja da qual ele participa. Se ele errar, cometer algo que vá de encontro aos princípios bíblicos ou estatutários de sua igreja, com certeza ele vai ser disciplinado, não é verdade? E nesse caso o referido irmão também perde a condição de continuar sendo membro dos Gideões Internacionais. Para ser um gideão, o crente precisa primeiro ser temente a Deus e estar em plena comunhão com sua igreja. A terceira condição em que um membro nosso perde o direito de continuar conosco, é quando ele sai de sua igreja e vai para uma outra, sendo esta uma igreja não elegível, que não tem relacionamento com os Gideões Internacionais. Isso ocorre quando a nova igreja não é uma igreja genuinamente evangélica. E por último, pr. Marcelo, um gideão deixa de ser gideão, quando ele se afasta da igreja, se desvia por outros caminhos. Nesse caso nós não podemos compactuar com essa nova situação e temos, assim, que excluir esse membro de nossa Organização.

15 – Sobre o custeio da impressão dos Novos Testamentos que Os Gideões Internacionais distribuem, quem patrocina?

R - Muito importante também esta sua pergunta, pr. Marcelo. A nossa Organização não recebe donativo de nenhum poder público, seja ele municipal, estadual ou federal. Todos os Novos Testamentos que distribuímos, são impressos com nossos recursos. Aliás, temos duas fontes que custeiam a impressão desse material: primeiro os membros de nossa Associação – gideões e auxiliares – que mensalmente dão suas contribuições voluntárias. E temos também as Igrejas que nos apóiam. É muito boa a parceria que recebemos das igrejas. Hoje quase 20% dos nossos recursos são oriundos das igrejas de que participamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.