Relacionamento familiar


Tenho aprendido que dentro da família existem papéis a serem desempenhados: Pai, Mãe e Filho. Esses papéis devem ser bem definidos e desenvolvidos para que contribuam na formação de pessoas maduras, capazes de formar famílias estruturadas.Com a evolução dos tempos e o pecado, esses papéis estão confusos e, cada vez mais, as pessoas não sabem o que fazer, invertendo os valores dentro da família, na sociedade. Isso gera infantilidade nos pais e os filhos assumem responsabilidades que não cabem a eles, sendo pais de seus próprios pais. O resultado disso é filhos que ficam com medo de se casar e formar uma nova família. O que é preciso para que cada um entenda o seu papel, construindo uma base emocional e afetiva para que as famílias que se originarem sejam saudáveis?
Comunicação:

É fundamental haver uma comunicação clara, sem ruídos, onde pais e filhos falem o que é necessário, sem ofender e causar feridas uns aos outros. Como isso é possível? Esperando o tempo certo para falar. Quem grita não é ouvido! Esteja sempre pronto a ouvir. Pense em tudo o que for falar para não causar feridas. E, se isso acontecer, peça perdão. Você pode falar tudo, se souber como falar. Comunicamos, também com gestos e atitudes, portanto, não fale uma coisa e faça outra.
Respeito:
Respeite a vontade de seus pais. A casa é deles! Pais dêem o respeito a seus filhos e eles te respeitarão. Respeitem os papéis. Os pais devem ter o cuidado do que falam um do outro para seus filhos. Mães que falam mal dos pais afastam seus filhos da figura paterna de Deus. Filhos não mandam nos pais, não resolvem o casamento deles. Afeto: Construa pontes! Enquanto se está na casa dos pais, aproveite para tirar o melhor da convivência com eles. Ouça o que eles têm a ensinar.

Demonstre carinho, afeto. (Rom 12:9-10). O seu bom relacionamento familiar vai ser a base para a família que você irá formar. Por exemplo: os rapazes devem agradecer a suas irmãs, que passam horas no banheiro se penteando. Isso é um treinamento para vocês serem pacientes com suas esposas. As moças devem agradecer os irmãos por eles serem “manhosos” , isso ajuda a desenvolver seu lado materno, sua paciência porque eles são manhosos mesmo.
Valorize seus relacionamentos familiares. Valorize seus pais e irmãos e Deus te dará a melhor família.
Por Bispa Lúcia Rodovalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.