Homem e mulher: antes e depois do pecado





Não sei se você já se atentou para a diferença entre Adão e Eva, antes e depois do pecado. Digo diferença como casal. Bem… desde que me entendo por gente eu conheço a história relatada em Gênesis, mas nunca havia me atentado para o que quero falar aqui hoje. Na verdade, quem me fez refletir sobre isso foi Marquinhos (pra variar).

Bem… se prestarmos muita atenção, antes do pecado entrar de fato no mundo e o casal ser expulso do jardim, podemos observar um amor imenso da parte de Adão. Este, diante da possibilidade de perder sua amada, abriu mão de sua vida e comeu do fruto que ela comera, para pagar juntamente com ela o preço da desobediência – a morte. Até então, ambos se alimentavam do fruto da árvore da vida, que lhes possibilitava vida sem fim.

Agora, vamos diretamente para a parte em que Deus conversa com eles sobre o que haviam feito. Mais precisamente o seguinte texto:

“Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comestes da árvore que te ordenei que não comesses?
Então disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi.” (Gêneses 3:11 e 12)

Não sei se já perceberam o que quero ressaltar aqui. O fato é que, antes do pecado, Adão não mediu esforços para não perder Eva, mas… depois do pecado, ele não mediu esforços para colocar a culpa na mulher, ao invés de assumir sua própria culpa.

Algo extremamente comum hoje, não é? Parece que vivemos com freqüência a mesma posição de Adão após o pecado. Quando as coisas apertam, pulamos fora do barco e deixamos a culpa para o outro. Inclusive muitos casais passam por isso, quando na verdade, o amor puro, aquele que havia no paraíso, era do tipo “dar a vida por”.

seja feliz!!!
Karyne M. Lira Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.