Cuidado! O adultério mata a felicidade de uma familia



Por: Pr. Falcão Sobrinho

Anselmo estava tentando cortar um caroço de abacate ao meio quando uma das metades escapuliu das suas mãos, bateu no seu peito e caiu ao chão. Tereza Maria, a esposa, viu o acontecido e mandou que Anselmo tirasse a camisa, que ela levou para o tanque, aplicou a pré-lavagem e esfregou sabão, mas era tarde.
A linda camisa azul já estava com a feia nódoa. Anselmo gostava daquela camisa. Comprou tinta preta e pediu para Tereza Maria tingir a camisa. Ela seguiu as instruções da embalagem, a camisa ficou bem tingida, mas a nódoa continuava visível. Aquela camisa nunca mais ele poderia usar.
Cuidado! O adultério põe uma nódoa no coração, uma nódoa indelével que ficará para o resto da vida. Pode-se tingir a mente com as tintas de outras doutrinas, pode-se tomar banho de emoções, o tempo vai passar, mas o coração maculado pelo adultério continuará com aquela nódoa na vestidura da alma de quem pecou. A camisa pode ser coberta pelo paletó, mesmo que seja o paletó de um pastor, ninguém vai ver a nódoa, mas o adúltero vai saber que a mancha está lá e não vai se sentir livre nem feliz. Paulo diz: “Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra seu próprio corpo”. (1 Coríntios 6.18). Corpo que é templo do Espírito Santo, daí a gravidade do adultério. Realmente, há pecados dos quais a gente se esquece.
O tempo se encarrega de apagá-los da memória, pois do contrário a vida se tornaria insuportável à medida que o tempo fosse passando, pois só vamos parar de pecar quando entrarmos na glória. O adultério, porém, fica indelevelmente marcado no íntimo do ser. Deus perdoa, Deus lava pelo bendito e gracioso sangue de Jesus, mas as sequelas do adultério vão desdobrando seus maléficos resultados.
Davi adulterou, não foi? Deus perdoou a Davi, mas teria sido melhor que ele não tivesse cometido adultério. O pecado de Davi tem sido usado por muitos para atenuar e desculpar o seu próprio adultério. Mas as terríveis conseqüências profetizadas por Natã (2 Samuel 12.10-12) não deixaram de acontecer. O filho daquele pecado, para grande tristeza de Davi, não sobreviveu. A deterioração do conceito de pureza e fidelidade teve tristes resultados. Um dos filhos de Davi estuprou a própria irmã e foi assassinado pelo irmão. Outro filho de Davi se rebelou e tentou usurpar o trono, obrigando Davi a fugir de Jerusalém. O filho que depois ele obteve de Betsabá, Salomão, que herdou o trono, teve muitas mulheres e por elas foi levado à idolatria, que resultou, finalmente, na divisão do reino, como, infelizmente, muitas igrejas têm sido divididas por causa de pecado daqueles que deveriam zelar pela pureza. Deus perdoou, mas as consequências sobrevieram inexoráveis.
No mesmo capítulo de 1 Coríntios acima citado, Paulo declara: “Ou não sabeis que o que se une à meretriz faz-se um corpo com ela? Porque foi dito, os dois serão uma só carne. Mas o que se une ao Senhor é um só espírito com ele” (1 Coríntios 6.16-17). Preste atenção à adversativa do versículo 17: “Mas”. Esta cláusula é eliminatória. Ou uma coisa ou outra. Ou unir-se a outra mulher em adultério, ou unir-se a Cristo. Não é possível estar em adultério e ao mesmo tempo estar unido a Cristo. Assim, durante todo o tempo em que o adúltero esteve em pecado, estava separado de Cristo.

O tempo do adultério foi um tempo absolutamente perdido para a vida cristã, para a oração, para a fé. Se houver sincero arrependimento e plena confissão do pecado, pela graça, a união com Cristo é restabelecida. As conseqüências do pecado, porém, advirão no devido tempo. Por saber disso, Jesus nos adverte de que não devemos parar de vigiar para que não venhamos a cair em tentação e macular, não a camisa, mas o coração.

Comentários

Isabel Meneses disse…
Palavras muito significativas e verdadeiras! Tenham um lindo domingo de alegria e paz. Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.