TERAPIA DE CASAIS E O SEU VALOR






Qual são os problemas mais comuns dos casais?

Geralmente os problemas estão na área financeira, relacionamento sexual, diferenças individuais, falta de tempo para se dedicar à relação conjugal, etc. Mas tudo se agrava quando o casal não tem uma boa comunicação nem compreensão a respeito um do outro.É impressionante como os cônjuges não se conhecem nem compreendem um ao outro. Vêem e julgam seus cônjuges a partir de si mesmos, o que é um grande erro. Homens e mulheres são diferentes um do outro como a água é do óleo. Não se pode misturá-los. É curioso, porque na teoria, eles sabem dessas diferenças, mas na prática do dia-a-dia não conseguem se dar conta de que, na verdade, não lidam bem com as diferenças e a individualidade de cada um.


Quais são as grandes queixas das mulheres?
Todas os casais que já atendi ou que atendo, as esposas reclamam da falta de romantismo; elas desejam ter namoro no casamento da mesma maneira que havia antes de se casar. Sentem-se extremamente carentes nesta área e passam a reclamar de tudo e ficam deprimidas. Como é difícil para o homem compreender este sentimento feminino, abre-se uma brecha no relacionamento e, freqüentemente, um esfriamento maior por parte do marido.Outra queixa é em relação as tarefas da casa. Hoje as mulheres também estão trabalhando fora e se sentem sobrecarregadas com o acúmulo de papéis e tarefas. Por isto estão solicitando mais a cooperação de seus maridos, o que acaba criando conflito, porque a maioria dos esposos são ajudantes, ainda ficando distante da expectativa das esposas, que é de dividir com ele a administração da casa e da família.


E dos homens?

As reclamações são mais variadas, mas eles se queixam muito da mulher que fica alienada, cuidando só da casa e de filhos. Eles se vêem crescendo como pessoa ou sozinhos para arcar com todas as despesas da família e gostariam de ter ajuda.Eles reclamam também da falta de compreensão com suas necessidades sexuais, como a freqüência ou realização de fantasias.Esposas que falam demais ou são muito autoritárias também se tornam um motivo de queixa para eles.

Na sua experiência uma terapia de casal pode livrar um casamento de um divórcio?

Sim. Entretanto, a terapia não é suficiente sem a plena cooperação dos cônjuges. Eles precisam querer a terapia, se dedicar ao tratamento, querer restaurar o relacionamento e trabalhar dia a dia para obter bons resultados com a terapia. Sozinho, nenhum terapeuta concerta relacionamentos conflituosos ou já quebrados.Terapia de casal consiste em trabalho, em exercícios e tarefas a serem realizados por ambos. Às vezes a terapia não caminha a contento porque os cônjuges ou o marido ou a mulher não cooperam. Para que certo, ambos precisam querer e cooperar.
Quando um casal deve procurar terapia de casal?

Tão logo percebam que não estão conseguindo, sozinhos e através do diálogo, resolver seus conflitos. O terapeuta entra como mediador e orientador, com o objetivo de ajudá-los a resolver os problemas, aprender a conversar e ter condições de daí por diante resolver seus conflitos.Atendi alguns casais que vieram nos primeiros meses de casados e os resultados foram ótimos e dentro de um período mais curto de tratamento.Medo de encarar de frente e enfrentar o problema; vergonha, por não ter sido auto-suficiente o bastante para resolver os conflitos; a idéia errônea de que crentes não podem precisar de psicólogo; dificuldade de encarar a realidade e admitir que o casamento está em crise e, alguns, pela dificuldade financeira ou falta de visão da importância desse investimento, vai adiando uma consulta terapêutica e a situação só vai se agravando.
Em que situação ou estágio os casais geralmente procuram terapia?

Infelizmente, quando o casamento já está na “UTI”. A maioria vem quando as mágoas já se enraizaram ou quando estão a ponto de se separar. O ideal seria que procurassem ajuda já nos primeiros sinais de problemas mal resolvidos.O pior é que chegam com uma expectativa muito grande da terapia, pensando que ali, no consultório do psicólogo, resolverão seus problemas como num passe de mágica. E não é bem assim. Psicólogo nenhum faz milagres; somente Deus pode fazê-los. E o casal precisa fazer a sua parte para que a terapia tenha bons resultados.

Para casais cristãos, que orientações daria na escolha de um terapeuta?

Anos atrás achava que qualquer terapeuta sério e competente seria uma boa escolha. Entretanto, a experiência tem mostrado que não é bem assim. Hoje, acredito que se deva buscar um terapeuta sério, competente e, acima de tudo, comprometido com a ética, os valores e os princípios bíblicos e temente a Deus.A indicação de alguém que já conheça o trabalho do terapeuta também é excelente.Pedir a indicação do pastor da igreja ou de algum casal maduro e experiente também é um ótimo caminho.


Quando a terapia não surte efeito?

Quando um dos cônjuges ou ambos não se dedicam de corpo, alma e espírito a terapia. Quando não estão dispostos a se deixar quebrantar pelo Espírito Santo nem querem realmente mudar o que for preciso mudar para melhorar o relacionamento conjugal. Até participam das sessões de terapia, mas não se mostram interessados o suficiente, nem se dedicam às tarefas dadas. A dureza do coração é um fator determinante.Tenho visto Deus fazer verdadeiros milagres em casamentos. Então acredito que todo casamento pode ser restaurado. É preciso que o casal acredite no milagre, faça sua parte para que ele se realize e tenha o casamento como uma aliança feita entre o casal e Deus. Se não utilizar esta “receita”, dificilmente a terapia dará certo. Muitos até nem se separam, mas continuam com o relacionamento conjugal não satisfatório, o que ainda deixa brechas para outras crises graves.Cônjuges com algum tipo doença mental, como depressão crônica, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), esquisofrenia, etc., também são muito difíceis de serem tratados. Além da terapia teriam que ser acompanhados por um psiquiatra e fazer uso de medicamentos, o que a maioria tem dificuldades de aceitar.


O quê um terapeuta não pode fazer numa terapia de casal?
Creio que um terapeuta de casal jamais deve aconselhar um casal a se separar. Esta tem de ser uma decisão única e exclusiva do casal ou de um dos cônjuges.Incompatibilidade de gênios não existe, pois somos todos incompatíveis. O que existe é a dureza de coração.Já vi vários casos de casais que se separaram e se casaram de novo com seus "ex".Já imaginou se depois eles dizem: “Nos separamos porque o terapeuta mandou!”?

Qual é a pior experiência de um terapeuta de casal?
Ver um casamento de acabar. È frustrante.Em vez de ajudar a restaurar o casamento, ajudar o casal a se desfazer do vínculo conjugal é desgastante. Mas não podemos tomar decisões por eles nem forçá-los a fazer isto.

E qual é a melhor?
Ver milagres acontecendo, o amor sendo recuperado, os corações sendo amolecidos, os casais voltando a se amar, a se relacionar sexualmente, se compreender e aceitar as diferenças, maridos e mulheres amadurecendo e descobrindo toda a beleza que há num relacionamento saudável.Inicialmente muitos saem do consultório aborrecidos, distantes um do outro. Mais tarde saem de mãos dadas, conversando. É lindo ver isso acontecer, é gratificante.Vejo Deus sendo glorificado e honrado cada vez que vejo isto acontecendo.

Comentários

Unknown disse…
sou casada a 2 anos e meu marido não me beija, ele diz que não gosta de beijo, e eu não sei fazer sexo sem beijo, ficamos meses sem se tocar por falta do beijo, faço sexo sem vontade, não sei mais viver nessa situação, não quero me separa mais não aguento mais isso... gostaria de fazer uma terapia de casal em um aigreja mais proxima sou evangelicamm moro em ramos...rio de janeiro

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.