A lenda do monge e do escorpião

Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.
O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.

Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada.
Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
"Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!"

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:
"Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha."

Esta parábola nos faz refletir a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com que nos relacionamos.
Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro, mas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes, sabendo que cada um dá o que tem e o que pode.
Devemos fazer a nossa parte com muito amor e respeito ao próximo. Cada qual conforme sua natureza, e não conforme a do outro.
sei que é muito difícil ser uma pessoa boa devido a ferocidade humana que vem de forma de:
egoísmo, inveja, Ódio. mas vale sim ser uma pessoa boa, pois Jesus foi contra a ferocidade de seu tempo e disse: se alguém te bate a faça oferece a outra, se te faz andar uma milha, anda com ele duas, se te pede a capa, da-lhe tombem a túnica. não tinha isso de direitos humanos, onde a divindade e a leia maior era os casares, imperadores, que por sua vez implacáveis.

Devemos pedir a graça de Deus, só assim poderemos adquirir suas qualidades, virtudes. sei que ha muitos discurso de homens de vidas vazias, sem testemunhos que lhes assegure suas palavras. profano em suas palavras, em suas atitudes, em seu ser; não passam de religiosos, sem afeto, sem misericórdia, são animadores de pulpitos, com seus discursos bem elaborados para amassagear o ego de uns e alienar outros. seja diferente é difícil, mas vale a pena tentar, nos protejamos debaixo do sangue do Cordeiro e venceremos todos os embate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISAQUE E SEUS ERROS COMO PATRIARCA

SAIBA ESCOLHER SUAS AMIZADES.